Ervas e minerais

Programação metabólica e Fertilidade

pogramacao-metabolica-e1689599565343.jpeg

Como funciona?

Toda mulher que um dia sonha em se tornar mãe deveria se preparar para a gestação. A programação metabólica deve começar a partir do momento que a mulher decide que quer engravidar pois preparar nosso organismo para uma gestação não é algo que se faz da noite para o dia.

É preciso olhar a fertilidade de uma forma muito responsável. E preparar o metabolismo para esse momento especial, inclui, frequência com atividades físicas, regular sono, verificar exames de sangue, ajustar micronutrientes pré concepção, verificar questões hormonais ( como cortisol, insulina, hormônios tireoidianos e relacionados aos ciclos femininos), eliminar metais pesados, melhorar qualidade da alimentação, diminuir Ingestão de álcool, tabagismo, ou seja, são diversos os fatores que vão influenciar na fertilidade da mulher e em uma gestação tranquila. A ideia é minimizar qualquer risco pré-existente.

O mais indicado é antecipar a programação metabólica em seis meses da gestação, com ao menos os cuidados nutricionais, para conseguir melhorar as possíveis deficiências da futura mamãe, garantindo certa reserva de nutrientes para transferir ao bebê.

Vale ressaltar que saúde do papai também tem total impacto. E caso não tenha sido realizada a programação metabólica antes da concepção, a mulher consegue melhorar seu perfil nutricional, como também iniciar a prática de atividades físicas, para suprir a demanda do bebê, sempre assessorada com ajuda profissional especializada.